sábado, 22 de março de 2008

15 minutos

Se existem pessoas que invejo são as que correm. Na semana passada, cruzei-me com algumas pessoas no metro. Vinham todas da Meia Maratona, com os seus saquinhos vermelhos cheios de brindes e com os seus ténis de 100 euros. Todos com um ar feliz.
É coisa que já reparei. O ar feliz de quem corre. Sobretudo, naquelas publicidades da Nike e da Adidas, em que estão todos cheios de estilo a correr na mata, à chuva, com a sua roupa de corrida topo de gama, os ténis de 150 euros e o leitor mp3 da vanguarda. E ficamos cheios de inveja. Invejamos o ar libertador e a alegria daquelas pessoas. Acabamos por comprar os ténis de 100 euros e lá vamos nós correr, à procura da sensação de liberdade da publicidade. Conheço muita gente que adora correr e não passam sem aquilo. Ontem, foi a minha vez.
Fui a um desses parques cheios de trilhos, próprios para o desporto. Calçãozinho, ténis mais modestos, t-shirt da vanguarda, mp3... e lá fui eu. Aguentei 15 minutos. 15 minutos. E digo-vos, foram 15 minutos que nunca mais passavam. Porra. Quando cheguei aos oito minutos de corrida, já mal respirava. O empedrado dava-me cabo dos joelhos, o rabo estava mais pesado do que chumbo. Fiz duas voltinhas ao parque e parei. Já chegava. Hoje, as minhas pernas mal se mexem e sensação de liberdade nem a ver. Publicidade enganosa, é o que é.

Nenhum comentário: